A Ticket Sports, plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos, deu início nesta quarta-feira (2) a um estudo chamado “Esporte e Felicidade”. O levantamento conta com o apoio da Netshoes.
De acordo com a plataforma, o objetivo da pesquisa será “compreender de forma profunda a relação entre estes dois temas”. Para isso, a empresa disponibilizou um formulário on-line para o público responder. Segundo a Ticket Sports, quem quiser participar da enquete, irá gastar em média 8 minutos. O resultado do levantamento será divulgado em setembro.
O formulário, além de coletar informações sobre os participantes, visa traçar o perfil esportivo de cada indivíduo. Posteriormente, apresenta uma seção chamada “mapa da felicidade”, abordando questões relacionadas ao nível de satisfação em diferentes momentos do dia a dia, incluindo experiências esportivas, bem como aspectos como trabalho, relações interpessoais e política.
O formulário ficará disponível durante um mês e tem como objetivo coletar 8.000 respostas de atletas de diversas regiões do país.
“Os resultados dessa pesquisa não apenas contribuirão para o aprofundamento dos conhecimentos sobre o tema, mas também poderão gerar insights valiosos para o desenvolvimento de políticas, programas e iniciativas que promovam o bem-estar e a felicidade dos atletas”, disse Gabriela Donatello, gerente de marketing do Ticket Sports.
Intenção mercadológica
Alguns pontos da pesquisa, no entanto, podem ser mais relevantes para a Netshoes, apoiadora da iniciativa, em comparação com a relação entre felicidade e esportes. Vale destacar que a Ticket Sports deixa claro, no início do formulário, que aplica “diversas pesquisas com o intuito de entregar dados para o mercado”.
Uma das perguntas presentes na enquete é: “A presença de grandes marcas em eventos é uma motivação a mais para participar?” O resultado poderá influenciar os futuros investimentos da empresa, que pertence ao Grupo Magalu, no setor de eventos esportivos.
Nesse sentido, uma das opções de resposta para a pergunta “Quais desses elementos te deixam mais feliz em um evento esportivo?” é “As ativações e atividades na arena”.
Outra pergunta na pesquisa é: “Você acredita que ter os equipamentos e acessórios necessários para a prática de exercícios te deixa mais feliz?” As opções de resposta são “Sim, me sinto mais motivado para a prática”, “Talvez” e “Não, para mim não faz diferença”. Novamente, os resultados dessa questão podem influenciar as ações do departamento de marketing da Netshoes.
“A Netshoes acredita na busca da felicidade por meio da prática de exercícios, seja de uma simples caminhada à participação de um torneio profissional”, disse Fabio Bronco, gerente de branding e criação da empresa.
“É o que incentivamos no dia a dia da marca e é o resultado que esperamos junto aos nossos clientes: que a prática esportiva traga bem-estar, qualidade de vida e, por fim, felicidade de todas as formas”, completou.