Na rodada dos clássicos no último fim de semana, as emissoras abertas transmitiram um jogo com menos apelo do que os duelos como o ocorrido entre Corinthians e Palmeiras, um clássico regional. No entanto, a possibilidade real de lutar por uma vaga na Copa Santander Libertadores fez com que o São Paulo conseguisse um Ibope maior do que o apresentado na semana anterior.
No domingo anterior, o jogo transmitido pela Globo e pela Band foi o duelo entre Guarani e Corinthians. O empate sem gols do time alvinegro, que não vencia havia seis partidas, resultou em 19 pontos de audiência, em média, na Globo, e cinco na Bandeirantes.
Já no duelo entre Ceará e São Paulo, no último domingo, as emissoras conseguiram visualizar um aumento na audiência. Mesmo com a derrota tricolor por 2 a 0, o número chegou a 21 de média na Globo e a seis na Band, com um pico de 7.
Fórmula 1
Para a Fórmula 1, a rede Globo teve a pior audiência no ano, mesmo quando comparado a outras corridas que aconteceram na madrugada. No GP da Coreia do Sul, que recolocou Fernando Alonso na liderança do Campeonato Mundial, a emissora carioca conseguiu apenas quatro pontos de audiência, em média.
A audiência da Fórmula 1 tem oscilado entre 11 e 15 pontos em sua média. Os casos de exceção foram nas disputas de madrugada, caso do último domingo. O pior número até então havia sido apresentado durante o GP da China, quando o Ibope ficou em sete pontos de média.
Na Coreia do Sul, dois fatores podem ter atrapalhado a Globo na busca de um melhor índice na audiência: a discreta participação dos brasileiros e os atrasos pela chuva. Felipe Massa, o melhor brasileiro, foi terceiro colocado, a 30 segundos de Alonso. Já a chuva fez com que a corrida fosse atrasada em quase uma hora.
Na próxima semana, a Globo terá um número no Ibope significantemente superior. A corrida será em São Paulo, no horário da tarde.
Grand Prix de Futsal
A Globo também transmitiu em sua programação um terceiro evento esportivo de peso: a final do Grand Prix de Futsal. A derrota da seleção brasileira, a primeira após 163 partidas, rendeu 9 pontos no Ibope, em média, para a emissora carioca.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.