O comitê organizador local (COL) dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro, divulgou nesta quinta-feira o início da prospecção de seu primeiro patrocinador. A entidade fará uma seleção por um parceiro que atue com seguros e serviços financeiros.
Todos os bancos que tiverem 800 agências espalhadas pelo Brasil e um ativo superior a R$ 100 bilhões receberão convites para participar da seleção. Os interessados devem procurar o COL para registrar a candidatura.
Em geral, o programa dos Jogos Olímpicos prevê 12 grandes categorias de patrocínio. Todos os parceiros do evento têm exclusividade de associação com a competição em seus segmentos.
As negociações de patrocínio dos Jogos Olímpicos são orientadas por um documento chamado Marketing Plan Agreement (MPA). No caso do Rio-2016, a assinatura desse contrato aconteceu no dia 31 de agosto deste ano. Esse é um dos motivos de a busca por parceiros ter começado somente agora.
O MPA divide os investidores dos Jogos Olímpicos em três categorias: patrocinadores (empresas que contribuem com dinheiro), fornecedores (empresas que entram com material, mas que atingem um valor mínimo pré-determinado) e doadores (empresas que não conseguem chegar a esse mínimo).
Um ponto relevante é que os Jogos Olímpicos, ao contrário da Copa do Mundo, não permitem exposição publicitária em placas ou cartazes nos ambientes de competição. As bases da parceria são a exclusividade de segmento e o uso comercial da marca do evento.