A transferência de LeBron James foi a grande notícia da pré-temporada da liga de basquete profissional dos Estados Unidos (NBA). A mudança do jogador do Cleveland Cavaliers para o Miami Heat foi precedida de grande expectativa, com direito a anúncio oficial em entrevista a uma rede de TV. Criou-se um estardalhaço tão grande em torno disso que até as vendas do tênis dele foram turbinadas.
Essa foi a conclusão de uma pesquisa feita pelo canal norte-americano CNBC com vendedores locais – a Nike não divulga números sobre quantos tênis da linha LeBron são produzidos ou comercializados nos Estados Unidos.
A despeito de o tênis de LeBron ser um dos mais caros do mercado nos Estados Unidos (preço médio de US$ 160), a maioria dos vendedores entrevistados pela reportagem disse que o volume de peças comercializadas cresceu depois da transferência.
A mudança de time de LeBron também alavancou as vendas de camisas. A NBA teve um incremento de 30% na quantidade de peças comercializadas, muito em função do novo trio do Miami Heat, que também contratou o pivô Chris Bosh para atuar ao lado da estrela Dwayne Wade.
A transferência de LeBron, aliás, também foi usada como mote pela Nike para a campanha sobre o tênis. No vídeo, o jogador pergunta à c”mera o que ele deveria fazer. Ele cogita recomeçar, sumir e até assumir o papel de vilão que lhe foi impingido depois da negociação.
Na peça de 1min32, LeBron enumera as coisas que poderia fazer para amenizar os problemas de imagem. O vídeo acaba apenas com a assinatura institucional da Nike – “Just do it”.
A contratação de LeBron mudou até o foco dos anúncios na quadra em jogos do Miami Heat. A franquia intensificou a incidência de mensagens em chinês, com foco na exposição que a presença do astro pode gerar no mercado asiático.