Na semana em que o time foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de um problema envolvendo público durante o clássico contra o Palmeiras no Pacaembu, o Corinthians lançou um novo plano para evitar esse tipo de problema. A equipe alvinegra vai dar chancela a um curso de formação de orientadores de público em partidas esportivas.
O curso será desenvolvido em parceria pela Profootball, consultoria cujo foco é a gestão esportiva, e a empresa inglesa Akona. Trata-se de um programa de treinamento de 15 dias, similar ao que foi ministrado a voluntários para os Jogos Olímpicos de Londres-2012.
A ideia é formar orientadores de público para os jogos do Corinthians, mas os formandos terão possibilidade de trabalhar em outros eventos do segmento. O certificado do curso tem validade internacional.
“Se considerarmos o fato que nos próximos seis anos teremos dois eventos de grande magnitude no Brasil [Copa do Mundo e Jogos Olímpicos], concluímos logicamente que precisaremos estar prontos para não apenas mostrar grandes estádios, mas também ótimos níveis de serviço para torcedores que virão de todas as partes do mundo. No entanto, esse caminho tende a ser muito favorável para clubes, federações e todos os envolvidos no espetáculo futebol, principalmente pelo fato de os Stewards [orientadores] elevarem os níveis de serviço dentro do estádio, e consequentemente aumentarem o valor do espetáculo. Com isso, mais torcedores comparecem aos jogos e mais renda os clubes arrecadam. Sem falar ainda no legado deixado, preparando profissionais com melhor formação e com mais possibilidades de renda”, disse Felipe Drago, um dos sócios da Profootball.