A Loteria nacional da Inglaterra vai investir 135 milhões de libras (R$ 371,5 milhões) nos Jogos Olímpicos de 2012, que serão realizados em Londres. O fundo, criado oficialmente nesta semana, terá como principal meta a construção de um legado esportivo para a cidade.
O dinheiro oriundo da loteria será reunido em um fundo, e depois realocado na criação de um projeto esportivo. A ideia é construir estrutura, capacitar profissionais, desenvolver uma campanha de inspiração à prática do esporte e oferecer atividades para crianças.
Inicialmente, a proposta é treinar 40 mil voluntários e inspirar até cem mil adultos a iniciar participação em esportes olímpicos e paraolímpicos. Também haverá cursos de seis semanas para ensinar esportes à população local.
“Quando nós nos candidatamos a receber os Jogos, em 2005, nós dissemos que usaríamos a força do evento para inspirar os jovens e aumentar a participação no esporte”, disse Hugh Robertson, ministro do Esporte do Reino Unido.
Do total previsto para ser investido no esporte local, oito milhões de libras (R$ 22 milhões) na criação de estrutura que promova acesso de deficientes ao esporte no Reino Unido. O cronograma de obras e lançamento das atividades ainda não foi divulgado.