Atualmente, existem mais de 7 milhões de pessoas com deficiência visual severa ou cegueira total no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e menos de 200 cães-guias em atividade no país, serviço que pode mudar radicalmente a qualidade de vida dessas pessoas. Sabendo disso, o Instituto Adimax, ONG que treina animais para exercer essa função, decidiu aproveitar a força do futebol e realizar uma ação em parceria com o São Paulo para dar visibilidade à causa.
No duelo contra o Bahia, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, no último domingo (30), os titulares do São Paulo entraram em campo ao lado de 11 pessoas com deficiência visual acompanhadas de seus cães-guias para a execução do Hino Nacional.
Além disso, antes da partida também foi exibido um vídeo nos telões do Estádio do Morumbi com um conteúdo de conscientização sobre a causa, e uma equipe ainda fez a volta olímpica na pista de atletismo com uma faixa também para divulgar a iniciativa.
“Uma ação deste tamanho exige um grande planejamento de várias áreas envolvidas. A ação foi idealizada e realizada pela assessoria de imprensa e o departamento de comunicação da Adimax”, afirmou Thiago Pereira, gerente geral da ONG.
“Contamos com toda a equipe do Instituto Adimax para colocá-la em prática. Todos, desde a gerência, equipe de relacionamento e instrutores, foram excepcionais na organização da logística para que todas as pessoas com deficiência visual e seus cães-guias chegassem até o estádio de uma forma segura e para que a execução da ação fosse um sucesso”.
Thiago Pereira, gerente geral do Instituto Adimax
Repercussão
Todas as pessoas que entraram em campo com os jogadores foram acomodadas em um camarote do estádio e puderam acompanhar o jogo por meio de uma transmissão de rádio. Nas redes sociais, a publicação do São Paulo sobre a ação no Instagram já ultrapassou a marca de 330 mil curtidas, além de mais de 2.200 comentários.
“Nós sabemos que o futebol é um dos esportes mais populares do nosso país. Associar a causa do Instituto com uma das paixões nacionais tem a intenção de levar essa conscientização para o maior número possível de pessoas. O São Paulo atualmente é um dos principais clubes do Brasil, e, com certeza, nosso principal objetivo foi alcançado”, celebrou o gerente geral do Instituto Adimax.
Segundo o instituto, os quatro principais clubes do estado de São Paulo foram contatados durante a fase de planejamento da ação. A escolha do São Paulo se deu pela pronta atenção do time à iniciativa, além da boa relação e outras parcerias que a Adimax já realizou com o time do Morumbi.
*Estagiário da Máquina do Esporte, sob supervisão de Adalberto Leister Filho