Entre os participantes do Novo Basquete Brasil (NBB), o Vila Velha é o clube que reúne mais marcas no próprio nome. Enquanto outras equipes preferem se restringir a uma ou duas empresas, o Vila Velha/Garoto/BMG/UVV carrega consigo três companhias. O objetivo dessa escolha é gerar credibilidade à própria marca.
“Quando uma marca se associa a Corinthians ou Flamengo, elas são menores do que o clube, o que não é nosso caso”, argumenta o presidente do Vila Velha, Luiz Felipe Azevedo, à Máquina do Esporte. “As marcas que se associam ao nosso time são consolidadas, maiores do que nós, então ajudam a firmar o nosso nome, a dar credibilidade ao projeto”.
Seguindo a visão do mandatário da equipe capixaba, a renovação dos patrocínios por longos períodos se torna essencial para cumprir a meta. Entre os parceiros, a Garoto está presente desde 2009, a prefeitura de Vila Velha e o governo do Espírito Santo colaboram desde 2008, a UVV faz aportes desde 2007 e o BMG iniciou a parceria em 2010.
Por essa razão, o clube está empenhado em renovar os acordos com Garoto e órgãos governamentais, com vencimento previsto para dezembro deste ano. Com BMG e UVV, os contratos firmados se estendem até julho de 2011. “Nós consolidamos o projeto por meio da participação de patrocinadores por períodos longos”, diz Azevedo.
O principal risco, entretanto, é permitir que as parcerias percam intensidade, e ações de marketing sejam feitas com menos frequência. Por esse motivo, o presidente, ex-jogador de basquete, tem trabalhado em atrativos para as partidas, como sonorização do ambiente, esquema de luzes na quadra, entre outras atividades típicas da NBA, liga norte-americana.