Sonho e realização foram alguns dos adjetivos usados pela Asics para classificar o projeto que a marca apresentou em São Paulo na noite da última quarta-feira. A companhia de material esportivo lançou oficialmente o circuito “Golden Four”, conjunto de quatro meias maratonas que passarão por ruas de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo em 2011. O projeto terá investimento inicial de US$ 3 milhões.
A criação do circuito é significativa para a Asics. A marca opera no Brasil há apenas quatro anos, mas nesse período já conseguiu se transformar na sétima principal subsidiária da companhia. Atualmente, a empresa detém 45% do mercado de alto desempenho para corridas de rua no país.
“Essa é a nossa primeira prova própria. O projeto inteiro tem aprovação internacional, e a nossa intenção é transformar isso em um modelo”, relatou Andréa Longhi, gerente de marketing da Asics. A meta da companhia é ter, no primeiro ano, cinco mil corredores no Rio de Janeiro e em São Paulo e três mil em Belo Horizonte e Brasília.
Todas as provas do circuito montado pela Asics serão puras – não terão outras dist”ncias concomitantes. A marca também anunciou que vai priorizar trajetos planos, que propiciem provas com alta velocidade.
Detalhes do projeto, como traçados e marcas que serão atreladas às provas, ainda não foram definidos. As corridas estão programadas para 26 de junho (Rio de Janeiro), 17 de julho (Belo Horizonte), 7 de agosto (São Paulo) e 6 de novembro (Brasília).
O curioso é que o lançamento do circuito da Asics aconteceu pouco mais de um mês depois de a Olympikus ter sido oficializada como substituta da marca como patrocinadora da Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro.
“Mas uma coisa não tem relação com a outra. Nós pensamos na criação desse projeto durante os últimos quatro anos. Foram quatro anos de pesquisa e de investimento. A Maratona do Rio era um dos pontos que pretendíamos usar, mas desejamos toda a sorte do mundo para eles”, afirmou Giovanni Luis Decker, vice-presidente da Asics no Brasil.
Leia mais:
Formato indefinido transforma evento da Asics em brainstorm
Maratona de NY vira prêmio e modelo para Asics