O Goiás eliminou o Palmeiras e tirou da rede Globo a possibilidade de transmitir uma final de Copa Nissan Sul-Americana com um grande clube paulista. Se por um lado a saída do time alviverde foi motivo de lamentação da parte da emissora carioca, a paulista pôde ficar com exclusividade na primeira das duas últimas partidas da competição, o que aumentou a sua audiência.
A Globo, que detém os direitos da Sul-Americana, optou por não transmitir Goiás e Independiente. Não se pode dizer que não foi uma boa decisão, já que a emissora conseguiu 23 pontos de média com o filme “Duro de Matar 4.0”. Se Band não atingiu a liderança, pelo menos alcançou o seu melhor número com o torneio, mesmo sem um time paulista: foram 7,6 pontos de média, com pico de 10.
Na semana anterior, o jogo com o Palmeiras não teve tanto apelo pela Band, com apenas seis de média. A Globo, por outro lado, teve o mesmo número obtido com o filme exibido, com 23 pontos de média.
Na última vez que a emissora carioca hesitou em transmitir uma final sem um time paulista foi com o Internacional pela Copa Santander Libertadores. A Globo passou Internacional e Chivas Guadalajara em rede nacional apenas no segundo jogo, o que não rendeu mais do que 15 pontos de média no Ibope.
Caso o Goiás vença a Sul-Americana, a Globo pode ter que enfrentar um prejuízo maior no futuro. O time de Goi”nia iria eliminar Grêmio ou Botafogo, que brigam pela quarta colocação do Campeonato Brasileiro, da Libertadores. Os populares times do Rio Grande de Sul e do Rio de Janeiro têm mais torcedores e mais chances no principal torneio sul-americano. Ou seja, carregam um maior potencial de audiência.
Liga Europa
Outra atração da televisão aberta na última quarta-feira foi a Liga Europa, transmitida pela Rede TV. Os resultados, no entanto, não foram bons. Com a partida entre Lech Poznan e Juventus, a emissora conseguiu apenas um ponto de média. Com a Liga dos Campeões, a Band tem conseguido no mínimo quatro pontos de média, número que sobe com a presença de times como o Barcelona.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.