Neste fim de semana, entre 23 e 24 de setembro, a Praia de Ipanema receberá o Rocky Spirit, festival de cinema ao ar livre dedicado a produções que retratam a vida outdoor, o meio ambiente, aventura e esportes. O evento desembarcará no Rio de Janeiro depois de exibir 30 documentários no Parque Villa-Lobos, localizado na zona oeste da cidade de São Paulo, nos dias 16 e 17 deste mês.
Com entrada gratuita, o festival começará a partir das 17h, no Posto 10 da orla fluminense. Já no domingo (24), o evento também acontecerá na Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador, onde será instalado um telão de 25 metros para a exibição de documentários nacionais e internacionais.
A edição carioca do Rocky Spirit exibirá 22 documentários. A programação foi pensada para entreter pessoas de todas as idades e oferecer uma atividade que une cultura e esporte para ser apreciada por famílias e grupos de amigos.
“Nossa caravana chegou ao Rio com um astral maravilhoso, após recebermos 10 mil pessoas em São Paulo. Tenho certeza de que a experiência nessa cidade, que não por acaso é conhecida como maravilhosa, vai ser incrível”
Andrea Estevam, diretora do festival e responsável pela curadoria dos documentários
A 13ª edição do Rocky Spirit contará com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e tem a expectativa de superar o público do ano passado. Em 2022, no retorno presencial do evento após o período da pandemia, mais de mil pessoas compareceram às exibições dos documentários sobre surfe, escalada, ciclismo, skate e vida em meio à natureza, tanto na Praia de Ipanema quanto nas Vilas Olímpicas da Gamboa e Nilton Santos.
“O Rocky Spirit foi um sucesso no ano passado, e estamos muito felizes em receber esse evento novamente na Vila Olímpica Nilton Santos. Contribuir para que mais pessoas tenham acesso ao cinema gratuitamente, unindo esporte e cultura, é incrível. Espero que todos aproveitem essa experiência”, comentou Guilherme Schleder, secretário municipal de Esportes do Rio de Janeiro.
A programação do Rocky Spirit ainda incluirá participações especiais. Uma delas será a de David Santos, protagonista do documentário 10/03, que trata da sua vida após o atropelamento que lhe custou o braço. No sábado (23), ele terá a oportunidade de falar com a plateia e contar sobre a luta para realizar o sonho de representar o Brasil nas Paralimpíadas de Paris 2024.
Outras atrações serão as presenças de Beto Pandiani e Sylvio Rocha, que também falarão sobre seu filme, o Rota Polar, ainda no sábado (23). Para fechar a programação do primeiro dia do Rocky Spirit, Odin Aguiar, um dos protagonistas de Tempo II, subirá ao palco. No domingo (24), será a vez de Edinho Ramon Santos, diretor de Lugar de Criança, participar do evento.
Filmes de sábado (23)
– Gold Standard (EUA) – A produção traz Bryn Atkinson detonando com a bicicleta. A escolha da trilha, a equipe, as filmagens, o ajuste perfeito da bicicleta, a pilotagem, o estilo e a velocidade que pretende deixar a todos “de queixo caído”. A ideia é contemplar o novo Padrão Ouro, forjado pela imaginação do atleta.
– A Baffin Vacation (EUA) – Erik Boomer e Sarah McNair-Landry embarcam em uma audaciosa expedição multiesportiva de 45 dias, viajando pelo remoto cenário da Ilha de Baffin em busca de penhascos para escalar e rios inexplorados para fazer caiaque em águas brancas.
– To Be Frank (EUA) – o filme explora a autenticidade e a comunidade no surfe por meio de Frank Paine, um ícone de South Bay, de 73 anos, cuja vida gira em torno de um pedaço de praia de dois quarteirões.
– 10/03: A história de David Santos (Brasil) – documentário sobre o ciclista David Santos, que perdeu o braço após ser atropelado na Avenida Paulista em 2013, evento que se tornou uma das principais razões para a abertura de ciclovias na cidade de São Paulo. Um detalhe da história: seu braço foi jogado em um rio pelo motorista e nunca foi encontrado.
– Advennture (Suíça/Canadá) – embora separados pelo oceano Atlântico, os amigos de longa data Sämi Ortlieb e Rob Heule encontram um território único compartilhando experiências de esqui em seus respectivos lares, em Glarus, na Suíça, e Alberta, no Canadá.
– This is My Climb: Dedicação (Brasil) – um retrato sobre a história de Aretha Duarte, montanhista que fez da coleta de material reciclável uma das fontes de renda para financiar a expedição que a transformou na primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do Everest.