A Nike divulgou um lucro líquido de US$ 1,45 bilhão (cerca de R$ 7,34 bilhões, na cotação atual) referente ao primeiro trimestre fiscal nos Estados Unidos, que vai de junho e agosto, o que representa uma queda de 1% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Em contrapartida, o lucro por ação da fabricante norte-americana de artigos esportivos aumentou de US$ 0,93 para US$ 0,94. Com isso, a receita da empresa totalizou US$ 12,93 bilhões de junho a agosto, marcando um aumento de 2% em relação ao ano anterior.
O relatório de resultados da Nike revela ainda que as vendas diretas alcançaram US$ 5,4 bilhões, um aumento anual de 6%, enquanto as vendas digitais da marca cresceram 2% em um ano.
A margem bruta da empresa diminuiu em 10 pontos-base, atingindo 44,2%. Isso foi atribuído a custos mais elevados de matérias-primas e a mudanças nas taxas de câmbio líquidas, compensadas por estratégias de preços. As despesas administrativas e de vendas aumentaram 5%, totalizando US$ 4,1 bilhões.
“O primeiro trimestre ofereceu uma prova do que a Nike pode oferecer quando conectamos inovação, narrativa e experiências de mercado aos consumidores, com maior consistência à medida que continuamos a integrar e agilizar nossos negócios. É assim que impulsionaremos o crescimento a longo prazo”, declarou John Donahoe, diretor-presidente da Nike.