A resposta da Ambev à Kaiser demorou três meses e meio, mas chegou. Após ver o técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, servir de garoto-propaganda para a principal rival no segmento de cervejas, a companhia acertou contrato de patrocínio e irá trabalhar com o treinador por meio das marcas Guaraná Antarctica, Pepsi e Gatorade.
O acordo entre Ambev e Mano foi anunciado nesta quarta-feira (29), no início da tarde, e prevê a utilização da imagem do treinador por parte da empresa em campanhas e ações até 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil. O contrato representa mais uma investida da companhia no futebol, mas, mais que isso, um contragolpe na Kaiser.
Em meados de setembro, a Kaiser, pertencente à Heineken e distribuída no Brasil pela Femsa, nomeou Mano Menezes embaixador da marca. À época, o acordo indicou uma saída encontrada pela cervejaria para fazer frente às investidas da concorrente no futebol, pois a Ambev é patrocinadora da seleção brasileira e de vários clubes.
Agora, portanto, o técnico irá trabalhar para empresas rivais, mas não terá a própria imagem vinculada a marcas concorrentes. Enquanto a Kaiser usa Mano para alavancar as vendas da cerveja, a Ambev teve de acertar acordo para bebidas não alcoolicas. Por essa razão, a Brahma, foco do grupo para temas relacionados ao esporte, não será usada.