Com o término do ano se aproximando, crescem as especulações a respeito de contratações. Alguns clubes de elite buscam destaques da temporada anterior em times de menor escalão, outros agem silenciosamente. Há, ainda, dirigentes ambiciosos que se submetem a altos riscos, em busca de atletas consagrados e caríssimos.
Para acalmar torcedores insatisfeitos com o desempenho recente da equipe, cartolas brasileiros afiam as línguas para traçar publicamente planos de marketing, com o intuito de repatriar figuras carimbadas. Em especial, após o sucesso corintiano ao buscar Ronaldo na Europa, Adriano e Ronaldinho Gaúcho viraram objetos de desejo.
O passado recente de ambos, contudo, aponta problemas de indisciplina. Adriano, por um lado, era personagem constante em jornais ao se ausentar de treinos no Flamengo em 2009, além de ter prestado esclarecimentos à polícia, enquanto Gaúcho perdeu espaço em clubes e seleção brasileira por falta de empenho.
“Quem quiser contratar esses atletas tem de fazer avaliação de riscos, saber exatamente a quais deles está incorrendo e pensar no custo/benefício”, avisa Valdinei Fujarra, diretor da Fujarra Marketing Esportivo. O mau comportamento dessas estrelas, segundo o especialista, pode fazer malograr todo um plano de marketing.
Em relação a Ronaldinho Gaúcho, o atual time do jogador, Milan, exige quantias bastante acima do mercado brasileiro para liberá-lo. O técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, garante que o destino do meia será o próprio clube, mas ainda não há garantias de como o valor será pago e, posteriormente, recuperado pela equipe gaúcha.