O Comitê Olímpico Internacional (COI) e o comitê organizador local dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro, emitiram nota nesta segunda-feira para contestar as acusações de que a logomarca oficial do evento teria sido plagiada. O desenho vencedor foi elaborado pela agência Tátil e escolhido por licitação.
O lançamento oficial do logotipo aconteceu na noite de 31 de dezembro, em Copacabana, durante a festa de Réveillon. Logo depois, redes sociais disseminaram comparações entre o desenho feito pela Tátil e outras marcas, como as da ONG Telluride Foundation, um quadro do pintor Henri Matisse e até o emblema oficial de uma temporada do Carnaval de Salvador.
Os porta-vozes do comitê organizador local e do COI decidiram que não vão se pronunciar sobre o caso. Os representantes do grupo regional, segundo sua assessoria de imprensa, estão viajando.
Em nota curta, os dirigentes apenas negaram a hipótese de plágio. Não houve nenhuma explicação oficial sobre as comparações.
Veja o texto:
“O Comitê Organizador Rio 2016 realizou uma extensa busca mundial de marcas que tivessem elementos presentes na marca dos Jogos Rio 2016. E tanto o Comitê como o Comitê Olímpico Internacional (COI) avaliaram que as marcas encontradas na busca não apresentavam conflito com a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016”.