A temporada 2011 marcará uma mudança no visual dos árbitros do futebol sul-americano. A Penalty chegou a um acordo com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), com valores não divulgados, e vestirá juízes e auxiliares nas competições continentais da modalidade.
O modelo de parceria é o mesmo que a Penalty mantém com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A empresa de material esportivo já é responsável por uniformes de árbitros em todas as competições oficiais de “mbito nacional (quatro divisões do Campeonato Brasileiro e a Copa Kia do Brasil).
Na América do Sul, a Penalty vai substituir a Diadora, que havia fechado com a Conmebol para 2010. Curiosamente, esse movimento do mercado repete uma disputa que havia acontecido no Brasil.
A Diadora chegou a um acordo com a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) para vesti-los em competições nacionais a partir de 2009, mas a CBF fez valer na época o contrato que tinha com a Penalty. Assim, impediu que os juízes e auxiliares partissem para negociações diretas com companhias.
O fracasso no futebol brasileiro transformou a Conmebol em única vitrine da Diadora para seu material esportivo de arbitragem na América do Sul. A companhia tem, há mais de uma década, um contrato com os juízes e auxiliares da Itália.
Portanto, o acordo da Penalty com a Conmebol contribui para diminuir o espaço da rival no mercado. A nova fornecedora fará roupas pretas, amarelas, azuis e verdes para os árbitros de torneios sul-americanos.
“Esse patrocínio reforça a estratégia de internacionalização da Penalty. Temos um histórico importante de qualidade e reconhecimento no mercado sul-americano. Por isso, estamos ampliando cada vez mais nossa participação nesse mercado”, disse Alexandre Estefano, diretor internacional da Penalty.