Os estrondosos índices de audiência, o status e a relev”ncia do evento transformaram os comerciais em uma atração extra no Super Bowl, a decisão da liga profissional de futebol americano (NFL). Empresas passaram a reservar para esse momento o lançamento de suas novas campanhas a fim de aumentar a repercussão dos filmes. A Pepsico fará isso com Doritos e Pepsi Max em 2011, mas resolveu inovar na forma de escolher as peças. Para isso, criou um concurso na internet.
A companhia pediu a internautas que enviassem vídeos de 30 segundos que falassem sobre os dois produtos. Depois, selecionou cinco opções para Doritos e outras cinco para a Pepsi Max e lançou uma votação para eleger as melhores versões.
Os sufrágios de internautas definirão quatro vídeos que a Pepsico passará durante o Super Bowl (dois de Doritos e dois de Pepsi Max). Outras duas peças serão escolhidas por diretores das marcas.
A mec”nica da promoção lembra um procedimento adotado pela companhia há cinco anos. Na época, a Pepsico também usou votação popular para escolher o anúncio de Doritos para o Superbowl. A diferença é que ferramentas de interação social não eram tão desenvolvidas naquele período.
O Super Bowl de 2011 será realizado no dia 6 de fevereiro. Cada inserção de 30 segundos em intervalos do jogo foi comercializada por algo em torno de US$ 3 milhões.
Os vídeos selecionados pela Pepsi podem ser vistos na página oficial da campanha.