A NBA e suas franquias geraram, juntas, US$ 1,66 bilhão com receitas de patrocínio na temporada 2022/2023, de acordo com um estudo da consultoria de patrocínio IEG. A receita aumentou 1,3% em relação ao total da temporada anterior, que havia sido de US$ 1,6 bilhão.
O setor de tecnologia foi a categoria que mais investiu em patrocínio, seguido pelas criptomoedas e por telecomunicações. As empresas com maior quantidade de investimentos foram Socios.com, Toyota, Verizon e Coca-Cola, cada uma com mais de 20 contratos.
O IEG observou que esta foi a primeira temporada em que a NBA não aumentou o número total de patrocínios da liga desde 2018/2019. Isso porque quatro grandes acordos foram cancelados, incluindo Taco Bell e Mobil.
A queda do setor de criptomoedas nos gastos com patrocínio foi atribuída à derrocada da FTX, que seria responsável por mais de US$ 20 milhões em gastos.
China
Além do estudo do IEG, a agência chinesa especializada em mercado Mailman classificou os Golden State Warriors como a franquia on-line mais popular da NBA na China.
O astro do time, Stephen Curry, foi considerado o jogador mais popular da NBA no Weibo, enquanto James Harden, armador do Philadelphia 76ers, teve a maior popularidade no Douyin. As duas redes sociais são bastante representativas na China.