Três semanas antes do início da temporada 2011, o Campeonato Colombiano de futebol está em xeque. A competição é ameaçada pelas dívidas dos clubes com funcionários e atletas, sobretudo em relação a salários e seguro social. Existe até uma possibilidade de greve.
Segundo a Associação de Futebolistas Profissionais (AFP), o regulamento da principal divisão do futebol colombiano estipula que as equipes que tiverem dívidas com seus atletas não podem disputar o campeonato. A entidade se diz preocupada com a possibilidade de muitos clubes não conseguirem sanar seus problemas financeiros antes da temporada 2011, com especial temor sobre América de Cali e Deportivo Pereira.
O principal problema é que o Instituto Colombiano para el Deporte (Coldeportes) adota igual rigor sobre as dívidas. Jairo Clopatofsky, diretor da entidade, também ameaçou barrar da temporada 2011 os times que tiverem dívidas.
“O procedimento é que todos devem estar em dia. No início do torneio, quem tiver dívida não joga”, disse o dirigente em entrevista ao jornal colombiano “El País”.
A liga que representa a primeira divisão do futebol colombiano já admite adotar uma postura mais permissiva, mas isso esbarrará nas cobranças de atletas e da Coldeportes.