O torcedor pernambucano terá de se acostumar com a marca da Tintas Iquine. Maior empresa do segmento de tintas com capital totalmente nacional, a companhia acertou contrato de patrocínio ao Náutico nos mesmos moldes do que já havia sido fechado com o principal rival, Sport, no qual irá estampar a própria marca nos calções.
A principal novidade é exatamente a presença da marca nos uniformes, uma vez que ações de marketing envolvendo pintura de estádios já vêm sendo realizadas pela Iquine desde 1996. “Sempre fizemos ações com foco patrimonial, mas decidimos inserir a logomarca nas peças”, afirma Alan Souza, diretor de marketing da companhia, à Máquina do Esporte.
A mudança na atuação, na visão do executivo, é natural. Com participação de mercado em torno de 7,5% em nível nacional e 30% nas regiões Norte e Nordeste, nas quais é líder absoluta, a empresa pretende crescer 15% em faturamento no ano de 2011 e conta com o futebol como aliado para difundir a própria marca.
Uma vez fechados acordos com Náutico e Sport, a missão da Iquine passa ser patrocinar também o Santa Cruz, terceira força do Estado de Pernambuco. As negociações, entretanto, ainda não avançaram. “O importante é estar nos três clubes, para então “abraçar” todo o público”, avalia Souza. “A evolução natural é aumentar nossa exposição”.
Ainda seguindo a proposta habitual, sem exposição em camisa, a Iquine ganhou relev”ncia nacional no marketing esportivo após realizar ação com o Vasco, do Rio de Janeiro, dono de quantias significativas de torcedores também no Norte e no Nordeste. A empresa pintou São Januário após votação entre sócios do clube carioca.
Roberto Dinamite (à esq.), presidente do Vasco, cumprimenta Alan Souza, diretor de marketing da Tintas Iquine