A nova diretoria do Grêmio prepara para os próximos dias a apresentação de algumas mudanças para incrementar o seu programa de sócio-torcedor. Os novos planos e projetos visam algo que tem sido cada vez mais recorrente na investida de clubes brasileiros em programas semelhantes: distanciar a associação com o clube da compra do ingresso.
Hoje, o Grêmio já possui um dos maiores quadros de sócios entre clubes de futebol no Brasil. São 55 mil torcedores que estão em dia com o programa que é atualmente oferecido. A ideia, no entanto, é bater a marca dos 100 mil no próximo ano, número atingido pelo rival Internacional e que também é meta para o Corinthians nos próximos meses.
Um tipo de torcedor específico que o marketing do Grêmio quer alcançar é aquele que vive distante de Porto Alegre e que, portanto, vai ao estádio Olímpico apenas esporadicamente. A ideia é fidelizar pessoas que estejam no interior do Rio Grande do Sul e espalhado pelo Brasil.
Duas medidas-chave serão adotadas para que o objetivo seja cumprido. A primeira será anunciada na próxima semana e envolve a criação de uma nova modalidade no plano de sócio-torcedor do clube. A principal diferença está no preço do plano, que será de R$ 20,00 mensais. Atualmente, o pacote mais barato está em R$ 36,00 mensais.
Quem se associar nessa nova modalidade, não recebe os 50% de desconto nos ingressos que os outros sócio-torcedores têm direito, ele tem apenas a preferência da compra. Para que a associação se torne mais interessante, entra a segunda medida fundamental. Em duas semanas, o Grêmio anunciará um pacote de benefícios extras para os sócio-torcedores.
O novo plano não exclui o Exército Gremista, ação criada pela diretoria anterior. No entanto, o atual departamento de marketing ressalta que o projeto é um mero cadastramento de torcedores, e que ele serve apenas como uma porta de entrada para que eles se tornem sócios. Logo, a ação não deve sofrer grandes alterações nos próximos anos.