Com início da primeira fase agendado para esta quarta-feira (9), a Copa Santander Libertadores está sendo aguardada por todos os cinco brasileiros participantes. O Internacional, em especial, espera apagar da memória da torcida o vexame em Abu Dhabi, quando foi derrotado por equipe do Congo, e assim reduzir índice de inadimplência.
Atualmente, o clube gaúcho conta com 106 mil associados, dos quais cerca de 18% estão com mensalidades atrasadas, ou seja, aproximadamente 19 mil. A meta do departamento de marketing, para os próximos meses, é diminuir esse número para 10%, uma vez que a eliminação total da inadimplência, segundo o clube, é utópica.
“Há um aumento natural da inadimplência não só por causa do Mundial, mas por estarmos em período de férias”, explica Jorge Avancini, diretor de marketing do Internacional, sob o argumento de que a derrota no Oriente Médio não é o único fator que causou a elevação dos atrasos. “Agora, na Libertadores, a tendência é de redução”, completa.
O dirigente aposta na busca por mais um título, a defesa do tricampeonato, para estimular torcedores a se manter em dia com as mensalidades. Há, por outro lado, intenção de ampliar o quadro social para 200 mil fãs até 2019. Para tanto, em 2011, também com o auxílio da Libertadores, o time colorado terá de conseguir 10 mil novos sócios.