A Uphill Marathon, famosa entre os adeptos do running e atualmente a mais conhecida prova de subida do país, terá a volta de uma antiga parceira para a etapa do Corcovado, no Rio de Janeiro (RJ). Assim como na edição do ano passado, a Claro fechou os naming rights da corrida via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. Dessa forma, a prova, que será disputada no próximo sábado (25), ganhou o nome oficial de Claro Uphill Marathon.
Com o patrocínio, a operadora volta ao segmento de running. No esporte em geral, também possui acordos com o Rio Open, principal torneio de tênis da América do Sul, e com o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1. Além disso, foi patrocinadora regional da Copa do Mundo Masculina de 2022 e da Copa do Mundo Feminina de 2023 na América do Sul.
“Estamos muito felizes com essa parceria de sucesso. A Claro Uphill Marathon estimula as melhores práticas socioambientais e conecta as pessoas com o bem-estar, dois pilares muito importantes para a Claro. Para celebrar esta parceria, durante o evento, teremos wi-fi na área vip e na praça de alimentação, um painel para fotografar e uma ativação de fotos 360º para que os participantes possam registrar este momento e compartilhar nas redes sociais”, afirmou Gabriela Derenne, diretora regional da Claro no Rio de Janeiro.
Para a edição de 2023, a prova ganhará as distâncias de 5k (caminhada) e 10k (corrida), além da meia-maratona (21k), distância já percorrida no ano passado. Entre os destaques da corrida está o fato da largada ser no horário do pôr do sol e a chegada na escadaria do Cristo Redentor. Todos os percursos serão dentro do Parque Nacional da Tijuca, uma das maiores florestas urbanas do mundo.
“É muito emblemático organizar uma corrida que chega aos pés do Cristo, com percursos lindíssimos, e, ao mesmo tempo, um grande desafio e privilégio, pois não é fácil conseguir fechamento de vias em pleno sábado à tarde no ponto turístico mais famoso do Rio de Janeiro. Quem puder participar, não deve perder a oportunidade”, disse Shubi Guimarães, diretora técnica da prova.
Vale lembrar que a Uphill Marathon está completando 10 anos em 2023. Organizada pela X3M, a primeira etapa foi realizada na Serra do Rio do Rastro (SC), com patrocínio da Mizuno, em 2013. À época, apenas 50 convidados escolhidos a dedo participaram da prova, que foi eternizada em livro do jornalista Erich Beting, fundador e CEO da Máquina do Esporte. De lá para cá, o evento só não ocorreu em 2020, por conta da pandemia de Covid-19.
Sustentabilidade
Com o intuito de minimizar o impacto ambiental nas cidades que recebem as etapas do circuito, a prova do Corcovado decidiu incentivar que os atletas levem seus próprios recipientes para usar na hora de se hidratar, evitando o uso de copos descartáveis. A prova terá pontos de hidratação com galões de água gelada. Além disso, o kit personalizado conta com uma camiseta de malha biodegradável.