A Nascar, principal categoria do automobilismo dos Estados Unidos, recebeu ofertas bilionárias por seu pacote de direitos de mídia, que estava em um leilão programado para expirar ao final da temporada 2024. A concorrência resultou em uma renovação com parceiros de longa data, como Fox Sports e NBC Sports, e incluiu players como TNT e Amazon como novos detentores dos direitos, em um acordo de sete anos, estendendo-se até 2031, com um valor total próximo de US$ 7,75 bilhões (cerca de R$ 38 bilhões, na cotação atual).
Fox e NBC já dividiam o contrato de TV da Nascar nos últimos anos. Na nova parceria, a Fox transmitirá as 14 primeiras corridas da Nascar Sprint Cup Series de 2025, enquanto a NBC manterá a cobertura das 14 corridas finais.
A Fox apresentará as corridas por intermédio do seu canal principal e da rede a cabo FS1. Enquanto isso, a NBC compartilhará as transmissões com sua afiliada USA Network e o serviço de streaming Peacock. Ambos os parceiros ajustaram os termos de seus contratos com aumentos modestos em relação ao contrato anterior.
Já o grupo de dez corridas no meio da temporada será compartilhado entre a TNT, da Warner Bros. Discovery, e a Amazon. O contrato da Warner Bros. Discovery também inclui a cobertura das corridas por meio do seu serviço de streaming, a HBO Max.
O anúncio marcou o retorno da TNT, que transmitiu corridas da Nascar entre 2001 e 2015. Antes desse período, a TBS, também parte do grupo TNT, foi parceira da categoria de 1983 a 2000.
Audiência
A audiência de TV da Nascar diminuiu ligeiramente nesta temporada, mantendo uma média de 2,86 milhões de telespectadores, em uma queda de 5% em comparação com 2022. Ainda assim, a categoria permanece como a série de corridas mais popular nos EUA. Em contrapartida, a Fórmula 1 teve uma média de 1,12 milhão de telespectadores por prova nesta temporada, uma queda em relação a 2022, quando alcançou 1,21 milhão.
A Daytona 500, maior corrida da Nascar, teve uma média de 8,17 milhões de telespectadores na Fox na última temporada, enquanto o GP de Las Vegas da F1 atraiu 1,31 milhão de pessoas na ESPN.
Netflix
A Nascar decidiu adotar a estratégia “Drive To Survive” da F1 e lançará uma série para atrair novos fãs e aumentar sua popularidade. Em 2024, a categoria promoverá uma série documental com cinco partes sobre a Cup Series, produzida em uma colaboração entre Words + Pictures e Nascar Studios. A série ainda não tem data definida para estrear na Netflix.