Nunca foi tão fácil acompanhar o futebol de maneira remota, especialmente através dos dispositivos móveis, como os smartphones. A maioria das partidas nacionais e internacionais são transmitidas na internet, possibilitando que torcedores assistam ou ouçam os jogos de qualquer lugar onde estejam.
Apesar disso, essa facilidade de acesso nem sempre vem associada a um bom arquivamento. Isto é: só porque um jogo é transmitido para milhões de pessoas, isso não significa que ele estará acessível quando a partida terminar. Por conta disso, é muito interessante manter um acervo particular.
E isso sem falar em eventos pessoais, como a ida aos estádios para acompanhar um jogo presencialmente. Nesse caso, ter os arquivos salvos é a única maneira de reviver esses momentos, o que significa que é interessante conhecer ferramentas que o ajudem a recuperar arquivos deletados.
6 programas gratuitos para recuperar arquivos
Veja uma seleção de bons programas para não perder nada importante:
1 – Wondershare Recoverit
Abrindo a lista está o Wondershare Recoverit, um software para computadores capaz de recuperar arquivos nos mais diferentes dispositivos, desde que eles estejam conectados ao PC. É preciso dizer que o Recoverit é um programa pago, mas que pode ser testado gratuitamente pelos usuários.
Dentre as principais situações abrangidas pelo software estão o ataque de vírus ou malwares, mau funcionamento de programas, sistema travado, erro humano (as eliminações acidentais), interrupção durante transferência de dados, formatação acidental, perda de partição e disco corrompido.
Ao todo, o Wondershare Recoverit é capaz de recuperar mais de 1000 formatos de arquivos (compactados ou não), entre documentos de texto, vídeos, imagens, áudios, e-mails e outros. O programa está disponível para todas as versões mais recentes do sistema operacional Windows.
2 – FreeUndelete
Como o nome sugere, o FreeUndelete é um software gratuito que recupera arquivos já eliminados da lixeira. Ele tem como ponto negativo ser um programa relativamente antigo, mas é capaz de rodar em sistemas mais modernos, desde que você o execute em um computador que utilize o Windows.
3 – Puran File Recovery
O Puran File Recovery é um programa de recuperação de arquivos compatível não somente com computadores, mas com dispositivos móveis conectados, como pendrives, HD externos e smartphones. Apesar de sua versatilidade, o software não está disponível para o sistema macOS.
4 – QPhotoRec
Apesar do nome, o QPhotoRec é um software capaz de recuperar não somente fotos, mas outros tipos de arquivos, como vídeos, áudios e documentos. Ele é compatível tanto com Windows quanto com macOS, e a sua versão mais recente foi atualizada e lançada oito anos atrás, em abril de 2015.
5 – TestDisk
O TestDisk é outro dentre os programas gratuitos para recuperar arquivos que funcionam com Windows, macOS e Linux. O software costuma ser recomendado por ter altas taxas de sucesso e compatibilidade, sendo capaz de reconhecer diversos tipos de mídias e dispositivos conectados.
6 – Stellar Data Recovery
Fechando a lista está o Stellar Data Recovery, programa para recuperação de arquivos com opção de idioma em português, o que o coloca na frente de outros. De acordo com informações de seu site oficial, a taxa de sucesso é de 98,6%, o que dá boas perspectivas para quem está buscando ajuda.
Tudo o que você precisa saber para recuperar arquivos com o Wondershare Recoverit
Dentre todos os programas da lista, escolhemos o primeiro deles para montar um tutorial, devido a sua popularidade e facilidade. Veja só:
1 – Download e instalação
A recuperação de dados gratuito com o Wondershare Recoverit começa com o download e a instalação do programa. Basta baixá-lo, seguir as instruções da janela e executar o programa. De maneira padrão, o software irá enviar um atalho para a área de trabalho, facilitando o seu acesso.
Caso os seus arquivos de futebol estejam em um dispositivo externo, como o celular, você terá que conectá-lo ao computador utilizando um cabo USB. Ao acessar o Recoverit pela primeira vez, o software terá reconhecido o dispositivo externo, sob a aba “discos externos”, na janela inicial.
2 – Ferramenta de recuperação
Para recuperar arquivos excluídos com o Wondershare Recoverit, você deverá encontrar a partição onde eles estavam. Ao passar o mouse pelas opções, o comando “digitalizar” ficará disponível. Você deve clicar e aguardar até que o software realize a varredura, o que pode levar alguns minutos.
O tempo de duração da varredura depende de três fatores: a velocidade do seu computador, a quantidade de dados que foram excluídos recentemente e o tamanho dos arquivos. Quanto mais específica for a sua varredura, menos tempo levará para que o Wondershare Recoverit a finalize.
3 – Outras informações úteis
Caso você interrompa a varredura ou a recuperação dos arquivos pelo Wondershare Recoverit por qualquer motivo, não se preocupe: eles não serão prejudicados! Apesar disso, será necessário reiniciar o processo, abrindo o software e seguindo o passo a passo detalhado nos itens anteriores.
Além disso, é válido relembrar que o Wondershare Recoverit apresenta um teste gratuito, o que significa que você poderá realizar a assinatura se considerar que as ferramentas do software são satisfatórias. Para testá-lo não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro ou inserir informações.
Para finalizar, é interessante mencionar que utilizar o Wondershare Recoverit para recuperar arquivos traz um aprendizado que pode ser usado em outras áreas. Ou seja: ao mesmo tempo em que você mantém os seus arquivos sobre o futebol seguros, também aprende a recuperar outros dados.