O Tribunal Geral, segunda maior corte em autoridade na União Europeia, impôs um revés à Fifa nesta quinta-feira, quando decidiu que os principais eventos esportivos do planeta devem ter transmissão gratuita ao vivo na Bélgica e no Reino Unido. A entidade que comanda o futebol mundial tentava derrubar essa imposição.
O parecer do Tribunal Geral estipula que os países dessas regiões não podem fazer transmissões exclusivas em TV paga de eventos como a decisão da Copa do Mundo ou a disputa do título da Eurocopa. A alegação é que esses são acontecimentos de interesse geral.
Por conta disso, os países dessas regiões devem elaborar uma lista de eventos esportivos de interesse nacional. Nesses casos, se as competições forem vendidas exclusivamente para TV paga, o sinal deve ser aberto gratuitamente para a rede aberta.
A Uefa, entidade que comanda o futebol europeu, também pleiteava derrubar essa decisão do Tribunal Geral. A lista de eventos que são considerados de interesse público inclui Copa do Mundo de futebol, Eurocopa e o torneio de tênis de Wimbledon, por exemplo.