Encerrado em novembro, o Campeonato Mundial de League of Legends de 2023, também conhecido como Worlds 2023, atingiu um valor de mídia de € 133 milhões. O valor foi divulgado pela consultoria Shikenso Analytics, empresa especializada em dados e análises de esportes eletrônicos. A equipe sul-coreana T1, que jogou em casa, conquistou o campeonato, tornando-se tetracampeã mundial.
O valor geral de mídia de um evento é calculado considerando vários fatores, como impressões de marca, localização dos espectadores e custo da publicidade nesses locais. De acordo com informações da Shikenso, essa cifra estabelece um novo padrão dentro do universo dos e-Sports, superando o valor midiático do Mid-Season Invitational de League of Legends, anteriormente estimado em € 66 milhões.
Em comparação, o Mundial de League of Legends ultrapassa o último Major de CS:GO, o Blast.tv Paris Major, que arrecadou cerca de € 46 milhões, e também o IEM Cologne, outro evento analisado pela Shikenso, que gerou € 31,28 milhões.
Cálculo
A Shikenso obtém suas informações por meio de uma ferramenta de inteligência artificial (IA), que analisa a exposição de logomarcas de patrocinadores e parceiros durante as transmissões, permitindo calcular o valor que as marcas obtêm pela exposição à audiência.
Além do valor do evento, a Shikenso compartilhou que quase metade do valor midiático total do Worlds 2023 foi gerado por cotransmissões de streamers parceiros. Mais de 90% de todos os espectadores tinham mais de 18 anos, sendo 88,2% do sexo masculino, enquanto pouco menos de 12% eram espectadoras do sexo feminino.
A Shikenso também calculou que a Amazon Web Services (AWS) foi a principal patrocinadora em valor midiático, gerando cerca de € 22,6 milhões. Mercedes-Benz e Red Bull ocuparam o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
“Um aspecto único do Campeonato Mundial de League of Legends é o uso diversificado de ativos de patrocínio. As bandeiras rotativas no mapa do jogo, uma marca registrada do evento, ganham uma importância especial, já que são exibidas nos momentos mais intensos da partida”, disse Tarik Amhamdi, CEO da Shikenso.
Além de trabalhar em eventos, a Shikenso estabeleceu parcerias com várias organizações para analisar os desempenhos com patrocínios. Somente em 2023, a empresa fechou colaborações com Fnatic, Ninjas in Pyjamas, G2 Esports, M80 e Team Vitality, entre outros.