Um dia depois de ter anunciado que pediria uma licença do Clube dos 13, hipótese rechaçada pela presidência da entidade, o Corinthians oficializou sua saída do grupo que representa 20 equipes do futebol nacional. Em nota publicada em seu site, o clube do Parque São Jorge questionou a lisura da concorrência pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no próximo triênio, citou questões administrativas da entidade e confirmou que está fora.
A nota publicada no site oficial do Corinthians reproduz uma carta assinada por Andres Sanchez, presidente do clube, endereçada a Fábio Koff, mandatário do Clube dos 13. No texto, o dirigente alvinegro explica os motivos da ruptura e diz que vai negociar diretamente com as emissoras de TV os direitos de transmissão de seus jogos no Campeonato Brasileiro.
Entre os motivos para reprovar a condução da licitação dos direitos de transmissão do Brasileiro, Andres diz que o diretor-executivo do Clube dos 13 ligou para um representante de uma das emissoras, durante um debate na entidade de clubes, para saber a opinião do canal sobre aquele tema.
O texto de Andres Sanchez diz que esse episódio “demonstra que esse processo não estava sendo conduzido com isenção e macula, de forma indelével, a lisura dos trabalhos que estão sendo realizados”.
O anúncio do Corinthians aconteceu horas depois de os quatro clubes do Rio de Janeiro que integram o Clube dos 13 (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) terem emitido nota conjunta para dizer que farão negociações isoladas pelos direitos de TV do Campeonato Brasileiro.
Essas decisões enfraquecem o C13 em um momento decisivo no processo de concorrência pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. A entidade negocia atualmente a concessão da competição entre 2012 e 2014.
Por determinação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Globo perdeu direito de preferência nessa concorrência. Record e Rede TV! também manifestaram interesse nos direitos do Brasileiro para a rede aberta.
Veja a carta endereçada pelo Corinthians ao Clube dos 13:
“São Paulo, 23 de fevereiro de 2011.
Ao Clube dos 13
Aos cuidados do presidente Fabio Koff
Prezado Fabio Koff,
Desde meados do ano passado o Sport Club Corinthians Paulista vem tentando obter esclarecimentos sobre as demonstrações financeiras do Clube dos 13. Foram necessárias duas solicitações para que a direção dessa entidade prestasse algumas explicações sobre essas contas, valendo nota ser sua obrigação enviar mensalmente a todos os seus associados o balancete.
Fomos surpreendidos com uma série de desmandos administrativos praticados pela direção do Clube dos 13, que já geraram para a entidade um passivo transitado e julgado superior a R$ 5 milhões e um potencial passivo trabalhista de proporções ainda maiores face a contratações de profissionais de nível gerencial de forma irregular no mínimo ao longo dos últimos cinco anos.
Em diversas ocasiões deixamos claro o nosso propósito de nos desligarmos do Clube dos 13 por diversas razões, e só não o fizemos porque entendíamos haver uma chance de, através de um diálogo construtivo entre todos os clubes associados, encontrarmos um modelo democrático e transparente de gestão para a associação.
Fatos recentes, entretanto, evidenciaram nosso erro de avaliação. A forma irresponsável com que alguns membros da diretoria do Clube dos 13 e seu diretor executivo conduziram o processo de elaboração da concorrência com o propósito de aquisição e direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional a partir do ano de 2012 é, no mínimo, danosa aos interesses do Corinthians e dos demais clubes que integram a elite do futebol brasileiro.
O simples fato de durante a reunião de ontem da comissão de negociação do Clube dos 13 e seu diretor executivo, no meio das discussões, ter ligado para um alto executivo de uma das emissoras concorrentes para saber o que ele achava de uma deliberação que estava em discussão (confirmado por dois membros da comissão de televisão) e iria ser votada demonstra que esse processo não está sendo conduzido com isenção e macula, de forma indelével, a lisura dos trabalhos que estão sendo realizados.
Em assim sendo, o Corinthians comunica que a partir de hoje se desliga do Clube dos 13 e conduzirá negociações diretas com as empresas interessadas em adquirir os direitos de transmissão de seus jogos pelo Campeonato Brasileiro de Futebol a partir do ano de 2012.
Atenciosamente,
Andres Navarro Sanchez
Presidente do Sport Club Corinthians Paulista”