Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco oficializaram que não participarão de negociação conjunta no Clube dos 13 pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no triênio 2012-2014. Ao contrário da postura radical adotada pelo Corinthians, contudo, os representantes do Rio de Janeiro descartaram deixar a entidade.
“Ainda fazemos parte do Clube dos 13”, declarou Maurício Assumpção, presidente do Botafogo, de forma enfática. “Não temos nenhum problema com o Fábio Koff, e ele é o presidente da entidade em que nós ainda estamos”, completou.
Na última quarta-feira, os quatro clubes emitiram nota conjunta em que anunciavam que não participariam de nenhuma negociação conjunta no Clube dos 13 pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Em vez disso, prometeram partir para conversas individuais com as empresas interessadas.
O teor da nota oficial foi ratificado na coletiva desta quinta-feira. “Isso não foi uma atitude política. Percebemos que nossas dúvidas eram as mesmas, fizemos uma reunião e tomamos essa decisão”, avisou Assumpção.
Segundo ele, a decisão dos clubes do Rio de Janeiro aconteceu por iniciativa de Peter Siemsen, presidente do Fluminense. Durante a coletiva, os presidentes criticaram o modelo de negociação de TV proposto pela atual diretoria do Clube dos 13.
A despeito de não terem falado sobre uma possível aliança com o Corinthians, que também rechaçou participar da negociação de TV no Clube dos 13 e avisou que vai deixar a entidade, os dirigentes das equipes do Rio de Janeiro mostraram discurso alinhado ao clube do Parque São Jorge. O tom das críticas à licitação assemelhou-se muito à nota emitida pelo time paulista para comunicar sua cisão com o grupo.