Com início previsto para o fim de semana do dia 10 de abril, a DTCC Audi, categoria automobilística apresentada oficialmente no início de março, adotará posturas radicalmente diferentes sobre público e TV. Paciente por um lado, a organização da disputa mostra ansiedade quando muda de assunto.
A ideia da Driver, empresa que organiza a categoria, é fechar um pacote de transmissão antes da abertura da temporada. Há uma negociação em curso com um canal fechado, mas o nome dessa emissora é mantido em sigilo.
As conversas com o canal são para compra de espaço na grade. A transmissão das provas é vista pela Driver como um recurso importante para turbinar a categoria e impulsionar a visibilidade de patrocinadores.
Até o formato das provas, com duração entre 25 e 30 minutos, foi pensado para a TV. A proposta da Driver é criar um produto atraente, que se encaixe facilmente na grade de qualquer canal, e completar a exposição com a criação de um programa sobre o evento.
A preocupação que a DTCC Audi demonstra com a TV para o início da categoria, contudo, não é a mesma que a categoria tem com o público. As primeiras etapas serão disputadas com autódromos fechados, sem a presença de torcida.
Essa decisão foi tomada para que a organização tenha tempo de entender o perfil do público interessado na categoria, sobretudo para pacotes corporativos. A partir disso, a proposta é desenvolver uma estratégia focada nesse grupo, o que deve acontecer apenas com a competição em curso.
A DTCC Audi é a primeira categoria monomarca do automobilismo mundial a ter chancela da montadora alemã. O grid deve contar com 16 carros no início da temporada, e todos eles serão modelos A3 da marca.