Após os conflitos na região do Bahrein, a organização da Fórmula 1 se viu na obrigação de mudar o calendário previamente estabelecido. Com isso, a estreia do Campeonato Mundial foi descolada para o Grande Prêmio da Austrália e, por coincidência, bateu com o mesmo dia da estreia da temporada da Fórmula Indy. Medindo a audiência dos dois eventos, vê-se qual das competições permanece na preferência brasileira.
A corrida da Fórmula 1, vencida pelo alemão Sebastian Vettel, conseguiu sete pontos de média na audiência, na Rede Globo. Já a corrida de Saint Petersburg da Fórmula Indy, que teve o escocês Dario Franchitti na primeira posição, rendeu apenas dois pontos à Rede Bandeirantes.
A diferença entre os dois números se torna mais gritante quando o horário das duas provas é considerado. A Fórmula Indy aconteceu às 14 horas do domingo e foi a atração que antecedeu o clássico entre São Paulo e Corinthians, que atingiu sete pontos de média na audiência. Já a Fórmula 1 foi no meio da madrugada, precisamente às 3 horas do domingo.
Ambas as competições apostam em novas medidas para conseguir uma maior audiência neste ano. No caso do Fórmula 1, uma asa móvel na parte traseira dos veículos foi instalada para aumentar o número de ultrapassagens durante a corrida.
Já na Fórmula Indy o apelo é focado no público brasileiro. O país terá pela segunda vez seguida uma corrida em seu solo, a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé. Além do naming right, a Itaipava se tornou patrocinadora de dois dos principais pilotos, Tony Kanaan e Helio Castroneves, e da própria transmissão na Bandeirantes, que agora deve abordar todas as corridas da temporada.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.
Leia mais: