A Street League Skateboarding (SLS) divulgou, nesta quarta-feira (24), o calendário do SLS Championship Tour 2024. Para os fãs brasileiros, o principal destaque é que a cidade de São Paulo (SP) receberá, pelo segundo ano consecutivo, a final da competição, conhecida como SLS Super Crown World Championship, que está marcada para os dias 14 e 15 de dezembro.
Se for levado em consideração que a cidade do Rio de Janeiro (RJ) recebeu uma etapa em 2022, este será o terceiro ano seguido que o Brasil faz parte do calendário da principal liga de skate do mundo. No ano passado, na decisão disputada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), mais de 15 mil pessoas compareceram pessoalmente, além de outras 14,5 milhões que assistiram por meio das transmissões oficiais na TV Globo, Sportv e Rumble.
“A escolha do Brasil e de São Paulo para sediar novamente o SLS Super Crown reforça a importância dos nossos atletas no cenário mundial e a paixão inigualável dos fãs brasileiros pelo esporte. Estamos muito orgulhosos em fazer parte desta história e felizes pelo compromisso e o desafio de realizar um evento ainda maior e melhor que o do ano passado”, celebrou Pedro Dau de Mesquita, co-CEO e diretor comercial da 213 Sports, empresa responsável pela expansão da SLS no Brasil, que foi entrevistado pelo podcast Maquinistas, da Máquina do Esporte, em dezembro do ano passado, logo após a disputa do Super Crown.
O SLS Championship Tour terá oito etapas em 2024, maior número da história. A abertura será na Adidas Arena, em Paris, na França, no dia 24 de fevereiro. A competição ainda passará pelos Estados Unidos, com três etapas em Las Vegas e uma em San Diego, pela Austrália (com a cidade ainda a ser definida) e pelo Japão (com a etapa sendo realizada na capital Tóquio). O SLS Super Crown fecha a programação nos dias 14 e 15 de dezembro, em São Paulo.
Novo critério de classificação para o Super Crown
Para 2024, a SLS voltará a adotar o sistema de classificação por pontos como critério de classificação para o SLS Super Crown World Championship. Os pontos acumulados em todas as etapas contribuirão para o ranking geral no SLS Championship Tour, determinando a elegibilidade para classificação no SLS Super Crown.
“Estou muito entusiasmada com a SLS este ano. É incrível ver a Street League continuar a dar destaque aos skatistas de todo o mundo e inspirar a próxima geração. Cada competição é um passo em direção a um futuro maior e mais ousado, especialmente para o skate feminino”, destacou Rayssa Leal, atual bicampeã do Super Crown.
SLS Apex e premiação recorde
Outra novidade do circuito em 2024 será a introdução do SLS Apex, etapas que foram criadas para elevar e fazer progredir o skate profissional e que serão disputadas em Las Vegas. As provas serão baseadas em obstáculos clássicos de rua e servirão para que os melhores skatistas do mundo mostrem manobras inéditas. As etapas do SLS Apex terão vagas limitadas a oito homens e oito mulheres, selecionados conforme o ranking da temporada (seis vagas em cada gênero), além de dois atletas convidados.
Por fim, a SLS ainda revelou que haverá uma premiação recorde na temporada 2024. Ao longo da temporada, serão distribuídos US$ 1,8 milhão, sendo US$ 100 mil apenas para os vencedores do Super Crown (tanto no masculino como no feminino). Trata-se da maior remuneração individual em competições profissionais de skate já concedida em toda a história da modalidade.
Veja abaixo o calendário completo do SLS Championship Tour 2024:
- 24 de fevereiro: SLS Paris (Paris, França)
- 30 de março: SLS Apex (Las Vegas, EUA)
- 20 de abril: SLS San Diego (San Diego, EUA)
- 25 de maio: SLS Apex (Las Vegas, EUA)
- 31 de agosto: SLS Apex (Las Vegas, EUA)
- 12 e 13 de outubro: SLS Austrália (local a ser definido)
- 23 de novembro: SLS Tóquio (Tóquio, Japão)
- 14 e 15 de dezembro: SLS Super Crown (São Paulo, Brasil)