A fórmula atual do Campeonato Paulista parece que não tem, de fato, empolgado muito a audiência. Em 2010, o pior Ibope apresentado pela Globo na primeira fase do torneio estadual havia sido 16 pontos de média, uma única vez, na primeira rodada. No último domingo, esse número atingiu pela sexta vez em 2011 uma marca igual ou inferior.
O São Paulo, embalado com a vitória na Copa Kia do Brasil e apresentando um bom futebol, goleou o Noroeste por 4 a 1. O clube, no entanto, já estava classificado, e a vitória pouco alterou a tabela. Com essa contextualização, a Rede Globo marcou apenas 15 pontos de média no Ibope.
Em 2010, pela mesma rodada do Campeonato Paulista, o Corinthians foi a Itu enfrentar o Ituano. Conseguiu a vitória e permaneceu vivo pela disputa de um quarto lugar – naquele ano, apenas os quatro primeiros se classificavam para a segunda fase. Com uma partida valendo mais, a Globo conseguiu 20 pontos de média no domingo à tarde.
A alta na audiência ficou por parte das duas rodadas anteriores. Com os clássicos entre São Paulo e Corinthians e Santos e Palmeiras, a Globo conseguiu 25 e 19 pontos respectivamente. No último domingo sem uma partida entre rivais, São Caetano e Palmeiras ficaram com 17 pontos.
Já a Bandeirantes conseguiu um Ibope melhor em 2011, mas sem nenhuma mudança significativa. No último domingo, teve 7 pontos de média. Há um ano, ficou com 6,5 na partida da 18ª rodada do Campeonato Paulista.
No próximo domingo, as emissoras devem transmitir Santo André e Corinthians. Novamente, a partida não terá grandes atrativos. O time do ABC paulista já está rebaixado à Série A2. Para o Corinthians, a única indefinição está no seu posto da tabela. Poderá se classificar em terceiro ou perder a posição para o Santos, que enfrenta o Paulista. Em ambos os casos, estará classificado e com o direito de fazer o primeiro jogo das quartas de final no Pacaembu.
Fórmula 1 e Superliga
As duas modalidades tiveram Ibope próximos. No sábado, o duelo entre Vôlei Futuro e Sada Cruzeiro rendeu seis pontos à Globo, em partida transmitida às 10 horas. No automobilismo, a emissora teve queda de audiência. Às 5h de domingo, o Grande Prêmio da Malásia conseguiu 5,5 pontos de média. Na corrida anterior, às 3h, o Ibope ficou em sete pontos.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.