Em visita a Honduras, o suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa, escancarou o tom eleitoreiro. Perto de encarar o qatariano Mohammed bin Hammam pelo direito de comandar a entidade mundial até 2015, o atual mandatário fez promessas de auxílio ao futebol internacional e até de patrocínios às confederações nacionais.
Segundo Blatter, a Fifa pretende distribuir ao menos US$ 5 milhões anuais para cada uma das confederações filiadas a ela. Além disso, se comprometeu a financiar projetos locais para o desenvolvimento do futebol.
“Damos apoio financeiro muito importante às confederações. No futuro, elas vão receber US$ 5 milhões por ano”, declarou o suíço em entrevista coletiva.
Em Honduras, Blatter prometeu ajudar na construção de um campo de futebol no hotel em que as seleções nacionais ficam concentradas. O projeto ainda não tem uma estimativa de gastos ou um cronograma oficial.
Em meio a tantas promessas – o discurso de Blatter também passou pela distribuição de vagas na Copa do Mundo –, segundo o jornal “Récord”, a federação de Honduras prometeu votar no dirigente na próxima eleição da Fifa.