Em 2010, na primeira edição do projeto “Jogando pelo meio ambiente”, o banco Cruzeiro do Sul teve o Corinthians como parceiro exclusivo e focou a comunicação na imagem do clube alvinegro. Nesta segunda-feira, a instituição financeira lançou a segunda temporada da iniciativa e anunciou acordo com o Palmeiras. Com isso, apresentou também uma mudança na estratégia para o plano, com foco nos goleiros.
Deola, do Palmeiras, e Júlio César, do Corinthians, estiveram presentes no evento para endossar o projeto do Cruzeiro do Sul. Os dois também vão protagonizar a campanha da marca para mídia impressa.
“Pela primeira vez em quatro anos, colocamos o marketing à frente do futebol e interferimos em uma questão de planejamento. O Júlio [César] tinha de treinar agora, mas nós o tiramos da atividade para estar aqui nesse evento. Isso mostra a import”ncia que nós damos ao projeto”, disse Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing do Corinthians.
O curioso é que nenhum dos goleiros será pago por isso. Deola e Júlio César fecharam participação voluntária no projeto, interessados no aspecto social da iniciativa. O Cruzeiro do Sul fará uma série de ações socioambientais ligadas aos clubes parceiros, com destaque para o plantio de cem árvores a cada jogo e a cada gol de Corinthians e Palmeiras.
A aposta nos goleiros mudou até a principal ação do projeto. Neste ano, o banco também plantará 200 árvores a cada pênalti defendido por Deola ou por Júlio César.
Haverá outras duas iniciativas, que foram planejadas em poucos minutos nesta segunda-feira. Antes do evento, Deola sugeriu que o Cruzeiro do Sul também plantasse cem árvores a cada jogo em que um dos goleiros deixasse de ser vazado.
A ideia foi abraçada pela diretoria do banco durante o evento, assim como um desafio de Deola a Júlio César. O goleiro palmeirense propôs que o goleiro entre eles que tiver menos árvores plantadas no fim do ano pague um pacote de cestas básicas a uma instituição de caridade. O Cruzeiro do Sul também aceitou a oferta, e prometeu dobrar o número de artefatos doados.
O projeto do Cruzeiro do Sul também focará a rivalidade entre Corinthians e Palmeiras. A despeito do espaço dado aos goleiros, o banco não deixará de trabalhar as imagens das duas equipes.