A campanha histórica do Brasil, que colocou três tenistas nas quartas de final de simples e conquistou pela primeira vez um título do torneio com Rafael Matos nas duplas, fez com que o Rio Open alavancasse a audiência do Sportv 3, responsável pelas transmissões do único ATP 500 da América do Sul para o mercado brasileiro. O sucesso dos brasileiros ajudou a superar, inclusive, a queda precoce de astros internacionais, como Carlos Alcaraz e Stanislas Wawrinka.
O canal alcançou mais de 1,7 milhão de pessoas no total, um crescimento de 71% de audiência no comparativo com a faixa horária nas semanas anteriores. O destaque principal foi a audiência entre os jovens de 18 a 24 anos, que foi quatro vezes superior à edição de 2023 do torneio.
O dia com os melhores índices foi a sexta-feira (23), justamente o dia em que três tenistas brasileiros disputaram as quartas de final. Enquanto a primeira partida do dia, o confronto entre Thiago Monteiro e o argentino Sebastian Baez, levou o Sportv 3 à segunda posição no ranking entre os canais esportivos da TV por assinatura, o último duelo, entre a nova sensação João Fonseca, de apenas 17 anos, e o argentino Mariano Navone, garantiu a terceira colocação entre os esportivos na faixa horária.
Dentro de quadra, os argentinos levaram a melhor nos dois duelos e avançaram às semifinais. Coincidentemente, os dois viriam a disputar a final do torneio, com Sebastian Baez levando a melhor.
O outro brasileiro nas quartas, Thiago Wild, também acabou derrotado pelo britânico Cameron Norrie, o que fez com que o país não tivesse representantes nas semifinais, fato que certamente teria impulsionado ainda mais a audiência do torneio no fim de semana.