Desde que o Palmeiras mudou de diretoria, pouco se falou em alterações no departamento de marketing do clube. Agora, parece que a área chegou à mesa do presidente Arnaldo Tirone, que tem dado mostras que mudanças deverão ocorrer nos próximos dias. Primeiramente, Rubens Reis deve assumir a pasta de diretor de marketing palmeirense, posto vago desde janeiro.
Na gestão de Luiz Gonzaga Belluzzo, quem comandava o departamento era Rogério Dezembro. O então diretor foi um dos principais defensores da reforma do estádio Palestra Itália, com parceria com a construtora WTorre. A empresa contratou o dirigente para assumiu o cargo de diretor de novos negócios, no início deste ano. No Palmeiras, o gerente de marketing Juan Brito assumiu o comando de seu departamento.
O presidente Tirone ainda não oficializou Rubens Reis como diretor de marketing, mas o autorizou a responder pelo clube com essa intitulação. Assim foi no evento da última segunda-feira, quando o Palmeiras oficializou sua parceira com o Banco Cruzeiro do Sul, pela campanha “Jogando Pelo Meio Ambiente”.
Na cerimônia, sentaram-se membros de Corinthians e Palmeiras em um pequeno palco. Pelo clube alvinegro, estavam o goleiro Júlio César e o diretor de marketing Luis Paulo Rosenberg. No outro lado da mesa, Deola, o goleiro, e o Rubens Reis representavam o time alviverde. Os gerentes de marketing dos dois clubes, Caio Campos e Juan Brito, ficaram na plateia.
Rubens Reis é diretor de comunicação do Palmeiras há três anos e há oito ele é conselheiro do clube. Atualmente, ele é gerente da Ceagesp, mas no esporte já teve passagem pela Secretaria do Esporte da cidade de São Paulo e na Federação Paulista de Futebol, como assessor de comunicação.
Para o Palmeiras, a prioridade será valorizar os contratos vigentes com os patrocinadores, além de valorizar a própria marca do clube. Umas das preocupações também será o plano de sócio torcedor, o Avanti, que atualmente tem suas vendas paralisadas. “A ideia central é gerar cada vez mais recursos para o clube”, resume Reis.
Esse trabalho não deve ser feito apenas por membros da diretoria palmeirense. O presidente Tirone estuda a possibilidade de fechar uma consultoria Renovare Comunicação. No entanto, a ideia de terceirizar o departamento de marketing com a divisão de novas receitas está, por enquanto, rechaçada pelo Palmeiras.