Na semana passada, o canal de TV brit”nico “Sky News” disse que o grupo News Corp, do empresário Rupert Murdoch, faria uma proposta para adquirir o controle operacional da Fórmula 1. A notícia chamou muita atenção porque a emissora é uma das empresas que compõem a companhia. No entanto, a possibilidade de negociação foi veementemente rechaçada por Bernie Ecclestone, responsável pela parte comercial da principal categoria do automobilismo mundial.
Questionado sobre a possibilidade de o News Corp assumir o controle da Fórmula 1, Ecclestone classificou a especulação como “lixo”. Além disso, afirmou que não existe nenhuma possibilidade de a categoria negociar com grupos de mídia.
“Isso restringiria nossa possibilidade de negociação com outras emissoras por todo o mundo”, lembrou Ecclestone.
Além disso, o dirigente lembrou que uma possível negociação causaria problemas para a categoria em função do Pacto de Concórdia, que foi fechado com as equipes e baliza os aspectos financeiros da categoria.
Atualmente, a parte comercial da Fórmula 1 é gerida pelo grupo CVC, que desembolsou 1,7 bilhão de euros em 2005 para ser a detentora dos direitos da disputa. Ecclestone é o principal dirigente da companhia na categoria automobilística.