O ex-atacante Reinaldo, maior artilheiro da história do Atlético-MG, participará de um jogo para lembrar os 272 mortos na tragédia de Brumadinho (MG), ocorrida há cinco anos. Até hoje, ninguém foi a julgamento pelo episódio. A partida será no próximo dia 23 de março, às 8h30 (horário de Brasília), no campo do Canto do Rio, que fica na cidade mineira.
“Esse jogo é importante para que o Brasil todo saiba que a tragédia não pode ser esquecida. Já estive em Brumadinho, sei como são apaixonados por futebol, mas o futebol não é só lazer, também deve estar ao lado de uma causa tão importante”, afirmou Reinaldo.
O ex-atacante, que marcou 255 gols em 475 jogos pelo Galo, estará no time composto por familiares de vítimas da tragédia, que enfrentará uma seleção de ex-jogadores comandados pelo técnico Jorge Valença, outro ex-jogador do Atlético-MG nas décadas de 1970 e 1980.
Também participarão da partida ex-atletas com passagens por Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG, como Sérgio Araújo, Donato, Wellington Amorim, Augusto Recife, Célio Lúcio e Somália.
Ninho do Urubu
Também estará no evento Darlei Pisetta, pai de Bernardo, goleiro da base do Flamengo, morto em outra tragédia, o incêndio do Ninho do Urubu, centro de treinamento do time rubro-negro, também há cinco anos.
“Ele também é parte de um crime ainda sem justiça”, disse Alexandra Andrade, diretora da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum), que perdeu o irmão e o primo na tragédia.
Em 25 de janeiro de 2019, o rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), enterrou vivas 272 pessoas em poucos minutos. Entre as vítimas, estavam 15 jogadores e dirigentes do futebol amador da região, que também eram trabalhadores ou prestadores de serviço da mineradora.
O evento “Futebol por Brumadinho: Justiça para 272 Vítimas” terá transmissão ao vivo dos canais da Avabrum e do projeto Legado de Brumadinho no YouTube.