A Tátil Design, agência de publicidade responsável por desenhar a marca dos Jogos Olímpicos de 2016, a serem realizados no Rio de Janeiro, foi escolhida para desenvolver o logotipo dos Jogos Paraolímpicos de 2016, também organizados na cidade brasileira.
A decisão foi tomada pelo Comitê Paraolímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) em razão da sinergia entre os eventos esportivos. “Faz sentido que a marca Paraolímpica do Rio-2016 nasça da essência dos Jogos”, disse Alexi Schäfer, gerente sênior de marketing e transmissões da instituição.
A Carlos Arthur Nuzman, presidente do comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio-2016, a decisão do IPC avaliza o trabalho da agência. ““A decisão do Comitê Paraolímpico Internacional é mais um atestado de excelência do trabalho realizado pelo Comitê Rio 2016”, afirmou em comunicado.
Vale lembrar que, nos primeiros dias de 2011, quando a marca das Olimpíadas foi lançada, a Tátil Design foi acusada de plágio pela Telluride Foundation, instituição sediada no Canadá. À época, o processo de seleção do logotipo havia envolvido 139 agências de publicidade, todas brasileiras, e durou nove meses.
Desta vez, no caso das Paraolimpíadas, a seleção durou cinco meses e contou com 139 inscritos. “Queremos criar uma marca que possa inspirar as pessoas tanto quanto um atleta Paraolímpico o faz por meio da sua determinação e capacidade de se superar”, disse Fred Gelli, sócio e diretor de criação da Tátil.