A HP é uma das poucas empresas que podem fazer uma real comparação entre a Fórmula Indy e a Fórmula 1. Em ambas as categorias, a empresa americana de tecnologia se faz presente com patrocínios a equipes e a provas em seus calendários. O Brasil não é exceção e a companhia foi uma das que instalou um camarote com vista para o boxe da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, e aproveitou as vantagens do evento sobre a F1.
Para a diretora de marketing da HP no Brasil, Renata Gaspar, estar presente na Indy significa ter mais liberdade para acionar o investimento. “A Fórmula 1 é mais empacotada, você tem menos liberdade. A Fórmula Indy é muito mais solta. Dentro de um limite, claro, você pode fazer o que quiser”, afirmou.
Uma das principais atividades realizadas pela HP é a “Two Seat Car”, quando 20 clientes são sorteados para dar uma volta na pista da Fórmula Indy em um carro adaptado para duas pessoas. A ação pode ocorrer nos espaços de pausa das corridas da Fórmula Indy, algo impensável na Fórmula 1.
Nas duas categorias, a HP está presente em equipes, com o intuito de associar sua marca à alta performance tecnológica envolvida nesses eventos. Por essa questão estar tão presente no automobilismo atual, a empresa vê a necessidade da sua presença. Por outro lado, Renata Gaspar afirmou que, pelo menos no Brasil, “não há outros grandes projetos envolvendo o esporte”. Em outros países, a marca tem patrocínio em torneio de tênis, futebol, entre outros.
As ações realizadas tanto no Anhembi, no último fim de semana, quanto em Interlagos, para a Fórmula 1, não sofrem grandes alterações do que é feito no resto do mundo. O “Two Seat Car”, por exemplo, acontece em todas as etapas da Indy. No Brasil, no entanto, a empresa apostou em um rosto em especial: Bia Figueiredo, que contou com um aporte pontual da HP.