Na próxima sexta-feira, o Botafogo lançará a sua megaloja oficial, em um terreno adquirido ao lado de sua sede em General Severiano. Trata-se de uma parceria com a HSports, que contou com um investimento de R$ 1 milhão. As vendas de produtos do time em uma loja oficial, no entanto, ficarão limitadas a apenas dois espaços, no máximo. Pelo menos em curto prazo, o clube não tem um plano para franquias.
O móvel adquirido para colocar a loja tem 200 metro quadrados e terá produtos oficiais e licenciados do Botafogo. O espaço também deverá ser aproveitado para fazer eventos e mostras ligadas ao clube carioca.
O próximo passo do clube é fazer uma nova unidade dentro do estádio do Engenhão, aproveitando o público das partidas do clube no local. Por outro lado, a expansão de loja deve terminar nesse momento. O projeto também é da HSports, que tem direito também a fazer quiosques oficiais do Botafogo.
O que o clube não fez foi disponibilizar no mercado uma possível compra de franquia, como já é prática de alguns clubes brasileiros, caso de Corinthians e, mais recentemente, Vasco. Por R$ 200 mil a loja, o clube paulista tem o caso mais notório no futebol brasileiro, com cerca de cem estabelecimentos com o seu nome abertos em um período de três anos.
Assim como o Botafogo, o primeiro passo do Corinthians foi dado em uma grande loja em sua sede. No caso paulista, a parceria foi com a Roxos e Doentes, empresa que foi a falência e fez com que o clube seguisse com o seu plano independentemente.
7 é fogo
A estreia da loja botafoguense para o público acontece no sábado, dia 7, quando o clube chega à sua segunda edição da ação “7 é fogo”. Desta vez, a grande atração será Túlio Maravilha, atacante campeão brasileiro em 1995 pelo time carioca. Além de sua presença na loja, a diretoria alvinegra lançará mais um vídeo no Facebook, dará ingressos a sócios em uma blitz no Rio de Janeiro e sorteará sete cafés da manhã para ser tomado com o presidente Mauricio Assumpção.