A Liberty Seguros assinou na última quarta-feira um acordo com a Fifa para ser mais um patrocinador nacional da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações de 2013. Em declaração ao jornal “Valor Econômico”, o presidente da empresa no Brasil, Luis Maurette afirmou que a intenção é tornar a marca mais conhecida no país.
Atualmente, o braço da americana Liberty Mutual no Brasil mantém o posto de quinto lugar entre as seguradas de veículos no país, com um faturamento de R$ 1,9 milhão. “Temos crescido, incorporado novos negócios, mas a marca ainda é pouco conhecida da população em geral”, afirmou Maurette, ressaltando o peso do futebol para o país.
Além da divulgação geral da marca para a população brasileira, a Liberty mira o patrocínio à Copa do Mundo como uma maneira de diversificar os negócios da empresa e sair do foco de seguros para veículos. Entram nessa conta seguros empresariais, por exemplo. A meta é diminuir de 80% para 60% a participação do seguro automotivo no faturamento da companhia.
Na sede da Liberty no Brasil, junto com Luis Maurette, o fechamento de contrato com a Fifa teve participação do diretor de marketing da entidade, Thierry Weil, e o presidente da CBF e do comitê brasileiro da Copa do Mundo, Ricardo Teixeira. A princípio, a primeira ação que será feita pela companhia de seguros é o lançamento de um site específico para a Copa do Mundo, que será colocado no ar já nesta quinta-feira.
Esse é o primeiro grande investimento da Liberty Seguros no esporte. Mundialmente, a marca já esteve envolvida em acordos com a federação espanhola de automobilismo, mas o mais significativo até o momento era a sua participação no ciclismo português.
No Brasil, a Liberty Seguros consegue com a Copa do Mundo dar uma resposta a um de seus maiores concorrentes, o Bradesco. A instituição financeira nacional fechou a cota de seguradoras para os Jogos Olímpicos de 2016, que também acontecerão no Brasil. A empresa investiu R$ 570 milhões para ficar com duas cotas; o segmento bancário também está incluído.
Com a Liberty, a Fifa oficializa seu quarto patrocinador local para a Copa do Mundo. Além da seguradora, Nescau, Itaú e Abril fecharam com a entidade. Entre os patrocinadores do evento, há mais duas marcas brasileiras: a Oi e a AB ImBev, que usa a Brahma no país e a Budweiser mundialmente.