No último domingo, Corinthians e Santos fizeram o primeiro jogo da decisão do Campeonato Paulista. Como o time da capital fez questão de ressaltar em homenagens durante o evento, não se tratava de um domingo qualquer; foi um Dia das Mães. Com essa data em questão, a audiência na televisão foi ainda menor que o costume no primeiro dia da semana. A grande maioria das pessoas que ligou o aparelho à tarde teve um só objetivo: assistir à partida do Estadual.
Das televisões ligadas em São Paulo, 68% estavam sintonizadas ou na Bandeirantes ou na Globo entre as 16 e 18 horas do último domingo. Trata-se do share mais alto envolvendo futebol em 2011. A emissora carioca conseguiu atingir 50% dos televisores com a partida, enquanto a paulista ficou com os 18% restantes.
Mesmo atrás da Globo, a Band foi quem mais comemorou os resultados do último fim de semana. Com nove pontos de média no Ibope, a emissora igualou o seu recorde com futebol em 2011 e ficou na vice-liderança isolada durante toda a partida. Antes, apenas Argentina e Brasil pelo Sul-Americano Sub 20 tinha conseguido alcançar tamanha audiência no canal paulista.
Já a Globo viu sua participação aumentar no último domingo, mas com queda de audiência em relação ao domingo anterior, na partida entre Palmeiras e Corinthians. Na ocasião, seu Ibope teve média de 34 pontos, melhor pontuação da emissora com esporte em 2011. Entretanto, na partida entre Corinthians e Santos, a média ficou em 25 pontos.
Nos próximos dias, as emissoras devem ter mais partidas com alta audiência. Na quarta-feira, o São Paulo decide vaga contra o Avaí, pela Copa Kia do Brasil. Já no próximo domingo, o Corinthians vai à Vila Belmiro decidir o título do Campeonato Paulista, contra o Santos.
Fórmula 1
Em sua quarta etapa, a Fórmula 1 conseguiu sua melhor audiência em 2011 na rede Globo. Ainda assim, os números permanecem abaixo do que foi apresentado em 2010. Com a vitória do alemão Sebastian Vettel, o GP da Turquia conseguiu 11 pontos de média. Antes, o melhor resultado havia sido na estreia da temporada, na Austrália, com sete pontos.
Essa foi a primeira prova do ano em que a corrida não aconteceu durante a madrugada brasileira, com largada às 9 horas de Brasília. Em 2010, isso aconteceu na quinta etapa da categoria, na Espanha, e a Globo conseguiu 15 pontos de média. O Grande Prêmio da Turquia veio em seguida, com 13 pontos.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.