O Botafogo tem um novo parceiro para a gestão do Engenhão. O clube alvinegro fechou um acordo com a Universidade Gama Filho, que criará no aparato um campus especializado na formação de profissionais do segmento esportivo.
Inicialmente, a Gama Filho investirá R$ 17 milhões no projeto. As primeiras propostas são a criação de três cursos superiores e a implantação de um centro nacional de esporte de alto rendimento, e tudo isso funcionará dentro da estrutura do Engenhão.
A parceria é importante para o Botafogo porque incrementará o uso do prédio administrativo do estádio – o clube vinha buscando, desde que assumiu a gestão da arena, um parceiro na área de educação para desenvolver um projeto nesse espaço.
A ideia é que os cursos da Gama Filho não usem apenas o prédio administrativo. Eles devem passar também pela estrutura esportiva e comercial do Engenhão. O centro de ensino ainda não divulgou quais serão os cursos oferecidos no local.
“Temos um plano de marketing para aproveitamento do espaço. Além do estádio de futebol, usamos a área para eventos, como o show do Paul McCartney, e para filmagens. Temos ainda projetos de relacionamento com a comunidade do entorno, por meio da iniciativa Estrela Solitária. A ambição era trazer uma universidade. Além do prédio principal, os alunos vão poder usar o ginásio, a piscina e a pista de atletismo”, enumerou Sérgio Landau, diretor-executivo do Botafogo, em entrevista ao jornal “O Globo”.