Em nota oficial, a Fifa confirmou nesta sexta-feira que o Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo de 2014 será no Rio de Janeiro. Existia a possibilidade de a estrutura ficar no porto carioca, mas ela foi confirmada para o Riocentro, maior centro de convenções da capital fluminense. Além da cidade escolhida, São Paulo e Brasília pleiteavam hospedar o IBC.
Segundo a Fifa, as razões que levaram a escolha do Rio de Janeiro foram “a qualidade da infraestrutura, a diversidade de acomodações e atividades disponíveis na cidade, bem como pelo desejo manifestado com ênfase para fornecer todo apoio possível ao IBC e seus usuários”.
O desejo das cidades elo IBC se baseava no fato de que quem frequenta o IBC, entre profissionais de imprensa e dirigentes, ficava mais na cidade e gastava mais com transporte, hotelaria e alimentação do que um turista comum. Na África do Sul, o local envolveu 13 mil funcionários, com mais de 179 emissoras de televisão de mais de 70 países.
Copa das Confederações
Além da confirmação de local do IBC, a Fifa oficializou que São Paulo estará fora da Copa das Confederações. O critério da entidade é que só participarão cidades que estiverem com seus estádios prontos no início de 2013, o que também exclui Natal da competição. O Corinthians já havia informado que seu estádio não teria condição de ficar pronto em junho de 2013.
As cidades que deverão receber o torneio de 2013, segundo a Fifa, serão Rio de janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre.