Os nove meses em que ele esteve longe das competições não arranharam o potencial de marketing do velocista jamaicano Usain Bolt. O campeão olímpico e mundial, que voltou às pistas na última quinta-feira e venceu os cem metros rasos na Diamond League, foi apontado pela “Sports Pro Media” como o atleta com maior potencial de marketing no planeta.
A consultoria lançou um ranking com as 50 personalidades esportivas com maior potencial de marketing. Bolt lidera a lista, seguido por LeBron James (basquete), Cristiano Ronaldo (futebol), Lionel Messi (futebol) e Lewis Hamilton (automobilismo) no grupo dos cinco primeiros.
O curioso é que Bolt não vinha competindo. Ainda assim, o jamaicano liderou o ranking porque o estudo considerou resultados comerciais dos atletas nas últimas três temporadas, período que engloba o estrondoso sucesso do velocista nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.
O ranking da “Sports Pro Media” tem representantes de 18 modalidades esportivas e de 19 países diferentes. Há sete pilotos de corrida, sete jogadores de basquete e seis jogadores de futebol.