O Portsmouth, integrante da segunda divisão da Inglaterra, foi comprado na última quarta-feira (1º) pela Convers Sports Initiatives (CSI), empresa sediada em Londres. Os valores do negócio, que tiram o controle do clube do Sport Holdings, grupo asiático, não foram divulgados.
“Nós fizemos uma extensa diligência e mantivemos detalhadas negociações com um bom número de clubes ingleses nos últimos 12 meses”, disse Vladimir Antonov, presidente do conselho da empresa. “Nós escolhemos o Portsmouth por causa da história, da base leal de torcedores e do potencial de retorno à Premier League”.
Com a equipe inglesa, o CSI aumenta o número de entidades esportivas. Até o momento, a firma é dona do North One Sport, promotores globais do Mundial de rali, e de eventos menores ligados ao automobilismo e vela.
O chefe-executivo do Portsmouth, David Lampitt, que continuará no cargo mesmo após a aquisição, disse estar muito feliz com a chegada dos novos proprietários. “Foi um processo complexo, no qual conduzimos a negociação de maneira muito profissional”, afirmou.
O principal desafio dos novos donos será a reconstrução da equipe, que sofreu graves problemas financeiros nos últimos anos. “Acredito que a CSI terá a visão de longo termo que é necessária para reconstruir o time”, completou Lampitt.
O Portsmouth venceu a Copa da Inglaterra na temporada 2007/2008 e chegou à final da mesma competição em 2009/2010, mas foi derrotada por 1 a 0 pelo Chelsea. Na temporada 2010/2011, encerrou o segundo escalão inglês na 16ª posição.
Com informações do site “Sportspromedia.com”.