A Umbro está completando 100 anos em 2024. Fundada em 1924, na cidade de Manchester, na Inglaterra, pelos irmãos Harold e Wallace Humphrey, a marca decidiu retornar às origens com uma megaexposição, que ficará durante todo o mês de abril à disposição dos visitantes, na Universidade de Westminster, em Londres.
De acordo com a Umbro, a ideia, no entanto, não é apenas lembrar a data. Realizado pelo arquivo de moda masculina de Westminster, o evento também explora como a relação entre as roupas esportivas e a moda evoluiu ao longo de todo o tempo em que a empresa está na ativa.
Dividida em cinco seções (Manchester, Inglaterra, Tailored, Replica e Diamond), a exposição conta com diversas camisas e outras peças produzidas pela marca, assim como peças da Umbro criadas por parceiros de design, como Kim Jones, Paul Smith e Philip Treacy, entre outros nomes conhecidos do universo da moda.
“Estamos entusiasmados que o arquivo de moda masculina de Westminster tenha colocado seu destaque de exposição na Umbro no ano do centenário da marca. É a maneira perfeita de narrar as conquistas de design da empresa, ao mesmo tempo em que destaca o papel fundamental que a Umbro desempenhou ao trazer roupas esportivas para a narrativa de tendências de moda global”, comentou Anthony Little, diretor-geral global da Umbro.
“É uma grande felicidade para a empresa ser homenageada pelos seus 100 anos. A exposição na Universidade de Westminster retrata boa parte da nossa história e contempla todo nosso crescimento ao longo do século completado. Celebramos não só o centenário, como também seguimos construindo o legado da marca criada por Harold e Wallace”, salientou Eduardo Dal Pogetto, diretor da Umbro no Brasil.
História no futebol
Ao longo destes 100 anos, a Umbro participou de vários momentos do futebol, com patrocínios a seleções, clubes e atletas. O tetracampeonato mundial da seleção brasileira, nos Estados Unidos, em 1994, por exemplo, foi vestindo uniformes fabricados pela marca inglesa. Outro exemplo é o único título da Inglaterra em uma Copa do Mundo, quando atuou em casa, em 1966.
No Brasil, além de já ter patrocinado a seleção nacional, a Umbro tem no currículo o fato de ter participado de conquistas importantes de grandes clubes do país, como o tricampeonato da Libertadores (2011) com o Santos, os títulos do Brasileirão (2001) e da Copa do Brasil (2019) com o Athletico-PR e a conquista inédita da Libertadores (2023) com o Fluminense, além de títulos com o Grêmio e outros times.
Atualmente, a marca fabrica uniformes para seis clubes no Brasil: Athletico-PR, Chapecoense, Fluminense, Grêmio, Santos e Sport.