Classificado para a decisão da Copa Santander Libertadores, o Peñarol já conseguiu ao menos um feito. Independemente do desfecho da disputa pelo título, o desempenho na competição continental representou para o time uruguaio um impulso contundente no quadro de sócios.
Até o dia 30 de maio, segundo o jornal uruguaio “La Republica”, o Peñarol tinha 38.650 associados. O time uruguaio se classificou para a decisão da Libertadores no dia 2 de junho, quando perdeu por 2 a 1 para o Vélez Sarsfield. Hoje em dia, conta com 44 mil sócios.
O desempenho mudou até procedimentos internos. A diretoria aumentou a quantidade de atendentes para cadastro de novos sócios. Com cinco novos guichês, a equipe incluiu mil filiados somente na última segunda-feira.
Nos primeiros nove dias de junho, as mensalidades de sócios renderam US$ 150 mil para o Peñarol. O time havia estabelecido como meta atingir 50 mil filiados antes de 28 de setembro, aniversário da instituição, mas a diretoria já fala em antecipar a data para chegar a esse contingente de público.